São Paulo Expo movimentou R$ 1,5 bilhão na cidade de São Paulo em 2023, gerou 40 mil empregos e atraiu 280 mil turistas

Equipamento representa 11% do impacto econômico no turismo de negócios do país desde a sua inauguração, e contribuiu com a geração de mais de 40 mil empregos no ano passado

Principal destino de eventos da América Latina e um dos mais completos e versáteis centros de exposições do mundo, o São Paulo Expo é um aliado fundamental para fomentar a economia do país. Em sete anos desde a sua fundação, o equipamento movimentou R$ 11,2 bilhões, o que gerou cerca de 294 mil empregos e atraiu mais de 2 milhões de visitantes de fora da capital paulista. Isso representa um impacto econômico de 11% no segmento de turismo de negócios e eventos do Brasil.

Somente no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), estima-se que o turismo de negócios faturou, R$ 13,5 bilhões (U$ 2,7 bilhões). Na cidade de São Paulo, segundo a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE) e a SPTURIS, o segmento teve um impacto econômico de R$ 9,3 bilhões (U$ 1,86 bilhão), atraindo pelo menos 5 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão de fora do estado.

“O que nos orgulha ao longo desses anos de concessão, é a certeza da nossa contribuição à cidade de São Paulo que, além de sua influência global, se mantém como principal centro financeiro e de negócios da América Latina. Graças a equipamentos como o São Paulo EXPO, a capital paulista pode explorar essa capacidade, o que ainda tem enorme potencial de crescimento e de desenvolvimento”, destaca Willians Lopes, diretor do São Paulo Expo e Blue Med Convention Center, em Santos.

Para um evento acontecer, há muitos agentes envolvidos na preparação, realização e no pós-evento, desde a desmontagem até a reciclagem. Essa indústria fomenta em cascata outras 50 subcategorias econômicas, como aviação, setor hoteleiro, alimentação, transporte e logística, serviços, turismo, entre muitas outras. “Evento é uma importante plataforma de geração de negócios e lançamento de tendências, é lazer, conhecimento e troca de experiências. O setor de eventos brasileiro tem muito potencial para seguir crescendo e sendo referência mundial”, afirma Milena Palumbo, CEO da GL events.

Resultados em 2023

Nesse universo, o São Paulo Expo recebeu 69 eventos, em 2023. Administrado pela multinacional francesa GL events, o equipamento foi responsável por movimentar R$ 1,5 bilhão (U$ 375 milhões), com a geração de mais de 40 mil empregos. Para esses eventos, a cidade de São Paulo registrou a participação de 280 mil turistas de fora do município. Esse impacto econômico equivale a 16% do montante relacionado ao setor de eventos e turismo de negócios na cidade de São Paulo.

“Em geral, os eventos de negócios impactam cerca de 50 subcategorias ligadas ao setor e o que percebemos, ao longo desses anos de concessão, é que a cidade de São Paulo exerce influência global, sendo o principal centro financeiro e de negócios da América Latina. Graças a equipamentos como o São Paulo EXPO, a capital paulista pode explorar essa capacidade, o que ainda tem enorme potencial de crescimento e de desenvolvimento”, acrescenta, Milena Palumbo.

Segundo levantamento da companhia, os visitantes do mesmo estado gastam, em média, R$ 500 por evento na cidade para viabilizar a sua participação. Essas despesas estão relacionadas à hospedagem, deslocamento e alimentação. Já aqueles que vêm de outras regiões investem cerca de R$ 3.500 (excluindo passagens aéreas).

De acordo com a Abracorp, a capital paulista representa 69% do faturamento de viagens corporativas (R$ 13,5 bilhões) do setor de eventos e turismo de negócios como um todo.

Sobre a GL events

A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia mais de 60 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – concepção, realização de eventos, produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação e atualmente conta com uma agenda intensa e consistente com mais de 3.700 eventos por ano. O grupo realiza 315 festivais e feiras proprietários. Listada na Eurolist Euronext Compartment B (Bolsa de Valores de Paris), a GL events já investiu mais de R$ 1,3 bilhão no Brasil desde 2006, além do plano de investimentos no Distrito Anhembi, superior a R$ 1,5 bilhão até 2026.

Assessoria de Imprensa:
Danthi Comunicações

Mariana Cavalheiro | mariana.cavalheiro@danthi.com.br | (21) 98600-4033

Melina Coleta   |  melina@danthi.com.br | (11) 99770-3868